Pular para o conteúdo
Início » Eventos Realizados

Eventos Realizados

 
 

Chamado à transversalidade


 

 

 

Representantes de ministérios e órgãos da administração federal atenderam o Chamado à Transversalidade e participaram de rodadas de conversa em Brasília, discutindo com diversas coalizões e organizações da sociedade civil a retomada da agenda climática, seus desafios e pontos de urgência. Foram dois dias de diálogos, divididos em quatro temas: agricultura resiliente, redução do desmatamento, transição energética e precificação de emissões.

 
 

Financiamento


 

 

 

Não haverá transição para um país de baixo carbono sem fortes investimentos em áreas e setores chave. Os setores privado e público ao redor do mundo já estão se alinhando com o Acordo de Paris, priorizando cada vez mais investimentos de baixo carbono e fechando as portas para investimentos carbono-intensivos. O evento realizado no fim de Setembro de 2022 em São Paulo discutiu qual é o estado desse realinhamento do financiamento que flui no Brasil, quais lacunas existem e quais incentivos e políticas públicas são necessárias para acelerarmos essa transição. Mais de 30 nomes do mercado financeiro se reuniram para dialogar sobre os caminhos para o Financiamento da Descarbonização da Economia Brasileira.

 
 

Transição Justa


 

 

 

Um dos grandes desafios de uma transição para um Brasil carbono neutro é assegurar que ela seja feita de forma justa, entendendo os desafios e realidades locais e seu impacto em diferentes grupos. Uma pergunta central deste debate é: quais serão os empregos do futuro no país? Dentre as inúmeras mudanças que ocorrerão, é central que os empregos do futuro sejam de baixo carbono, dignos e que contemplem a população brasileira em toda sua pluralidade.

No fim de agosto de 2022 reunimos 40 atores, no Rio de Janeiro, para debater o futuro do trabalho no Brasil de baixo carbono. A transição justa para uma matriz energética limpa foi a grande questão norteadora do debate. Representantes de diversos segmentos econômicos e sociais estiveram representados nas falas de empresários, executivos, sindicalistas, acadêmicos, ativistas e especialistas em políticas ambientais de várias regiões do país. As trocas produzidas entre setores que terão perdas e precisarão se reposicionar e aqueles que serão novas apostas de crescimento e empregabilidade serão parte de um documento de análise que será publicado nos próximos meses.

 

Transição Energética


 

 

 

O Brasil precisa implantar uma transição energética justa, que considere não só as necessidades globais relativas à redução de emissões de gases de efeito estufa, como a situação de pobreza de boa parte de sua população. Isso exige uma ação muito mais profunda do que o investimento para substituição de fontes de energia por outras de baixas emissões de carbono.

O contexto torna-se ainda mais complexo diante dos esforços do Poder Legislativo na direção contrária, com decisões que ameaçam a transição energética propriamente dita e vão na contramão dos interesses dos consumidores e das necessidades do setor elétrico. Barreiras em relação à eficiência energética também dificultam avanços.

Considerando esse contexto desafiador, a Iniciativa Clima e Desenvolvimento convidou diferentes atores do ecossistema de energia, de combustíveis à geração de energia elétrica, para uma profunda discussão sobre os desafios e oportunidades envolvidos nesse processo. Esses especialistas se reuniram no dia 8 junho, no Rio de Janeiro, contemplando os caminhos de transição energética do país. 

 
 

COP 26: Brazil Climate Action Hub


A Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 relizou uma série de eventos na cop26.

 

 

Depois de muitas dúvidas sobre sua realização, começou em Glasgow, na Escócia, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). A sociedade brasileira teve uma participação expressiva na reunião, uma que organizações da sociedade civil, academia, coalizações e empresários estão marcando presença com diversas propostas para colocar o Brasil de volta no protagonismo internacional climático.