Pular para o conteúdo

DECARBOOST

Criando condições para o investimento na transição para uma sociedade de baixo carbono em países da América Latina

 

RELATÓRIOS

Uma Estratégia de Descarbonização para uma Economia Carbono-Zero em 2050 no Brasil: Instrumentos de Política e Planos Setoriais de Mitigação


Planos Setoriais de Mitigação


Proposta de Precificação de Carbono para o Brasil: Uma Condição Necessária
Para a Transição

COLETÂNEA CLIMA E DESENVOLVIMENTO 2022

PRECIFICAÇÃO DE EMISSÕES
Do debate à regulação: como os instrumentos de mercado de carbono podem se tornar estratégicos no contexto brasileiro

TRANSIÇÃO ENERGÉITCA
Do investimento em uma matriz renovável à reforma setorial: o que o Brasil precisa fazer hoje para completar sua transição energética.

TRANSIÇÃO JUSTA
Do impacto na vida dos mais vulneráveis à economia pautada na justiça climática: o futuro dos empregos no Brasil Carbono Neutro

FINANCIAMENTO CLIMÁTICO
Do fluxo de dinheiro para energia fóssil ao financiamento da descarbonização: um pacote para sustentar a transição justa.

SÉRIE NDC BRASILEIRA

TRANSPARÊNCIA
Brasil: a NDC que temos

CREDIBILIDADE
Brasil: por uma NDC que inspire confiança

AMBIÇÃO
Brasil: a NDC que precisamos, queremos e podemos

 

Cenário Continuidade


 

 

 

Neste estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos Integrados Sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ, como parte da iniciativa Clima & Desenvolvimento, abordamos as projeções para as emissões dos gases de efeito estufa até 2030 em um cenário de continuidade das atuais políticas ambientais brasileiras. As conclusões apontam que se o Brasil seguir o atual ritmo de desmatamento,  que apresentou tendência de alta nos últimos anos, o país não apenas deixará de cumprir o Acordo de Paris, como também pode extrapolar em 137% o limite com o qual se comprometeu e colocar a floresta Amazônica sob risco de colapso.

 

10 pontos para descarbonização do Brasil


 

 

 

Para contribuir com o início da nova gestão federal a partir de 2023, lançamos em setembro de 2022 o Plano de 10 Pontos para a Descarbonização da nossa economia, com potencial de mobilização de investimentos da ordem de R$ 91 bilhões para criar e apoiar 250.000 novos empregos verdes. Este documento contém recomendações baseadas em diagnósticos detalhados, informadas pelas evidências e experiências de sucesso nacionais e internacionais, referenciadas no Acordo de Paris.

 

Sumario Executivo


 

 

 

A iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 engajou em consultas, entre julho e outubro de 2021, cerca de 300 especialistas e lideranças de governos subnacionais, parlamento, organizações da sociedade civil, comunidades, empresas, fundos de investimento, coalizões e associações privadas.

 

Documentos de Cenarios


 

 

 

Este documento apresenta 3 trajetórias de retomada do desenvolvimento econômico e social do país e de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030, e recomenda 2 cenários de ambição: um de transição justa para a neutralidade climática, com 66% de emissões a menos que em 2005, e outro de retomada, transição justa e fim do desmatamento com 82% de emissões a menos que naquele ano-base.