
Financiamento Climático
Coletânea Clima e Desenvolvimento 2022
Caderno de Propostas 4
Do fluxo de dinheiro para energia fóssil ao financiamento da descarbonização: um pacote para sustentar a transição justa.

AMBIÇÃO
Serie NDC Brasileira
Policy Briefing 3
Brasil: a NDC que precisamos, queremos e podemos.

CREDIBILIDADE
Serie NDC Brasileira
Policy Briefing 2
Brasil: por uma NDC que inspire confiança.

TRANSPARÊNCIA
Serie NDC Brasileira
Policy Briefing 1
Brasil: a NDC que temos

Cenário Continuidade
Neste estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos Integrados Sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ, como parte da iniciativa Clima & Desenvolvimento, abordamos as projeções para as emissões dos gases de efeito estufa até 2030 em um cenário de continuidade das atuais políticas ambientais brasileiras. As conclusões apontam que se o Brasil seguir o atual ritmo de desmatamento, que apresentou tendência de alta nos últimos anos, o país não apenas deixará de cumprir o Acordo de Paris, como também pode extrapolar em 137% o limite com o qual se comprometeu e colocar a floresta Amazônica sob risco de colapso.

10 pontos para descarbonização do Brasil
Para contribuir com o início da nova gestão federal a partir de 2023, lançamos em setembro de 2022 o Plano de 10 Pontos para a Descarbonização da nossa economia, com potencial de mobilização de investimentos da ordem de R$ 91 bilhões para criar e apoiar 250.000 novos empregos verdes. Este documento contém recomendações baseadas em diagnósticos detalhados, informadas pelas evidências e experiências de sucesso nacionais e internacionais, referenciadas no Acordo de Paris.

Sumario Executivo
A iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 engajou em consultas, entre julho e outubro de 2021, cerca de 300 especialistas e lideranças de governos subnacionais, parlamento, organizações da sociedade civil, comunidades, empresas, fundos de investimento, coalizões e associações privadas.

Documentos de Cenarios
Este documento apresenta 3 trajetórias de retomada do desenvolvimento econômico e social do país e de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030, e recomenda 2 cenários de ambição: um de transição justa para a neutralidade climática, com 66% de emissões a menos que em 2005, e outro de retomada, transição justa e fim do desmatamento com 82% de emissões a menos que naquele ano-base.