Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » Iniciativa promove eventos na COP 26

Iniciativa promove eventos na COP 26

Depois de muitas dúvidas sobre sua realização, começou em Glasgow, na Escócia, neste domingo (31) a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). A sociedade brasileira terá uma participação expressiva na reunião, uma que organizações da sociedade civil, academia, coalizações e empresários estão marcando presença com diversas propostas para colocar o Brasil de volta no protagonismo internacional climático.

A Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 realizará uma série de eventos nas próximas duas semanas. Já no dia 3 de novembro promove em parceria com o Observatório do Clima, Imaflora e SOS Mata Atlântica, um evento para apresentar os dados de emissões mais recentes do país e discutir novos estudos mostrando o quanto o Brasil pode aumentar sua ambição climática no contexto de uma recuperação verde.

A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e os cientistas do uso da Terra Luis Fernando Guedes Pinto (SOS Mata Atlântica) e Tasso Azevedo (OC) serão os debatedores do painel, que contará com moderação de Mariana Piatto (Imaflora), 16h35, no Derwentwater (44 pax).

No dia 4 de novembro a Iniciativa apresentará em uma coletiva de imprensa os cenários de emissão traçados para que o Brasil possa crescer de forma inclusiva com foco em descarbonização. Dessa vez, Izabella Teixeira, integrante do Comitê Externo da Iniciativa dividirá a mesa com o professor Emílio La Rovere e a presidente do Instituto Talanoa, Natalie Undertell, que coordenaram os estudos da Iniciativa.

Na tarde do dia 4 vários atores de movimentos sociais, do setor empresarial, academia, organizações não-governamentais e lideranças políticas convidados pela Iniciativa debaterão um futuro ambicioso de descarbonização para o Brasil, um novo modelo de desenvolvimento para o país que terá como eixos centrais o carbono zero, a transição justa, redução de desigualdade e a redução de desmatamento. O painel será realizado no Brasil Climate Hub, 16h. A moderação será feita por Ana Toni, diretora do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Quem está no Brasil não ficará de fora dessa discussão. Os eventos do Brasil Climate Hub serão transmitidos online e terão tradução simultânea inglês-português/Português inglês. A ferramenta também ajudará quem estiver na COP. Para evitar aglomeração, a lotação do espaço será respeitada, mas quem estiver na COP pode acompanhar de dispositivos móveis a partir de um QR Code.

Acompanhe a programação do espaço: https://www.brazilclimatehub.org/.